top of page

4 dicas para controlar a ansiedade das crianças


Nós já falamos aqui no blog que ansiedade é um sentimento natural em seres humanos. Ele nos causa a sensação de preocupação, medo, nervosismo e até sofrimento antecipado em determinadas situações. Todos, em algum momento e em algum grau, já sofremos com ansiedade. Mas e as crianças?


Como a ansiedade pode estar afetando seu filho?


De várias maneiras, a criança pode apresentar sintomas emocionais, físicos, comportamentais e relacionados ao pensamento. Quando os seus sintomas não são percebidos ou tratados adequadamente, o transtorno pode trazer consequências graves à criança. Depressão, fobia, baixa autoestima e isolamento são alguns dos efeitos que a ansiedade pode causar.


O que eu posso fazer para ajudar a controlar a ansiedade?


1 - Deixe seu filho falar. Crie espaços para que a criança verbalize o que a deixa ansiosa. Isso faz com que ela se acalme e te ajude a entender melhor o que está acontecendo. Seja empático e acolhedor com o que foi trazido pelo seu filho. Se ela falou é porque confia muito em você.


2 - Ensine estratégias de respiração. Ensine a criança a inspirar e expirar para que, em situações em que ela precise se acalmar e não tenha um responsável por perto, ela consiga se organizar. Ensine estratégias para controlar a ansiedade quando você não estiver por perto para auxiliar faz toda a diferença e pode evitar uma crise mais grave.


3 - Pergunte como foi o seu dia. Aqui voltamos ao processo de escuta. Pergunte como foi o dia, o que ela aprendeu, como foi o tratamento, como ela está se sentindo saindo de casa, se aconteceu alguma coisa diferente. Tente descobrir situações que a deixem mais ansiosa do que o normal para que você possa prestar a assistência que ela necessita para o caso.


4 - Pratique atividades relaxantes. Depois das atividades diárias "obrigatórias", tente organizar algumas brincadeiras divertidas e relaxantes com a criança. Assim, você permitirá que ela desenvolva hábitos saudáveis e produza mais receptores de neurotransmissores, como dopamina e serotonina (neurotransmissores da "alegria").


Ansiedade é normal no ser humano, mas em excesso pode ser um problema que afeta a vida de qualquer um, seja adulto ou criança. Por isso, os pais devem estar atentos a qualquer sinal para caso necessário, recorrer a um profissional da área para o acompanhamento e tratamento adequado para o caso.


Sobre o Centro de Excelência em Recuperação Neurológica (CERNE)

Fundado no ano de 2016 por Canrobert Krueger e Mariana de Carvalho, a clínica é referência no atendimento a pacientes com danos neurológicos. O CERNE possui equipe especializada em diversas áreas, como: Fisioterapia, Fonoaudiologia, Musicoterapia, Neuromodulação e Terapia Ocupacional. O diferencial da clínica está nos métodos de tratamento avançados, como Theratogs, PediaSuit, Bobath, Integração Sensorial, Contensão Induzida, ABA, DENVER, além da chegada do primeiro tratamento através da Neuromodulação ao sul do país. Para mais informações, acesse o site www.clinicacerne.con.br ou as redes sociais Facebook https://www.facebook.com/cerneoficial e Instagram https://www.instagram.com/cerne.oficial/



Comments


Prancheta_3.png
Prancheta_2.png
Prancheta_7.png
Prancheta_1.png
Prancheta_4.png
Prancheta_4.png
Prancheta_5.png
Prancheta_6.png
bottom of page