top of page

4 dicas para controlar a ansiedade das crianças no retorno às atividades diárias


Volta às aulas, aos treinos, aos tratamentos presenciais. Está aí um dos momentos mais aguardados por todos nós e, é claro, também pelas crianças. Voltar a rotina depois de tanto tempo em casa, rever os amigos em circunstâncias completamente diferentes do que elas estavam habituadas, isso faz com que a ansiedade apareça. Assim como os adultos, as crianças precisam ter uma rotina estruturada. É importante conversar sobre as atividades que elas terão no decorrer do dia, pois isso ajudará na organização mental e as deixarão menos ansiosas com o que está por vir. Mas então, o que os pais e responsáveis podem fazer para ajudar? Separamos 4 dicas que vão auxiliar no controle da ansiedade nesse retorno.

  1. Deixe seu filho falar. Criar espaços para que a criança verbalize o que a deixa ansiosa faz com que ela se acalme e te ajude a entender melhor o que está acontecendo. “Seja empático e acolhedor com o que foi trazido pelo seu filho. Se ela falou é porque confia muito em você”.

  2. Ensine estratégias de respiração. Ensine a criança inspirar e expirar para que, em situações que ela precise se acalmar e não tenha um responsável, ela consiga se organizar. “Ensinar estratégias para controlar a ansiedade quando você não estiver por perto para auxiliar faz toda a diferença e pode evitar uma crise mais grave”.

  3. Pergunte como foi seu dia. Aqui voltamos ao processo de escuta. Pergunte como foi o dia, o que ela aprendeu, como foi o tratamento, como ela está se sentindo saindo de casa, se aconteceu alguma coisa diferente. Tente descobrir situações que a deixem mais ansiosa que o normal para que você possa prestar a assistência que ela necessita para o caso.

  4. Praticar atividades relaxantes. Depois das atividades diárias “obrigatórias”, tente organizar algumas brincadeiras divertidas e relaxantes com a criança. Assim você permitirá que ela desenvolva hábitos saudáveis e produza mais receptores de neurotransmissores, como dopamina e serotonina (neurotransmissores da “alegria”).

Ansiedade é normal do ser humano, mas em excesso pode ser um problema que afeta a vida de qualquer um, seja adulto ou criança. Por isso, os pais devem estar atentos a qualquer sinal para caso necessário, recorrer a um profissional da área para o acompanhamento e tratamento adequado para o caso.


Sobre o Centro de Excelência em Recuperação Neurológica (CERNE)

Fundado no ano de 2016 por Canrobert Krueger e Mariana de Carvalho, a clínica é referência no atendimento a pacientes com danos neurológicos. O CERNE possui equipe especializada em diversas áreas, como: Fisioterapia, Fonoaudiologia, Musicoterapia, Neuromodulação e Terapia Ocupacional. O diferencial da clínica está nos métodos de tratamento avançados, como Theratogs, PediaSuit, Bobath, Integração Sensorial, Contensão Induzida, ABA, DENVER, além da chegada do primeiro tratamento através da Neuromodulação ao sul do país. Para mais informações, acesse o site www.clinicacerne.con.br ou as redes sociais Facebook https://www.facebook.com/cerneoficial e Instagram https://www.instagram.com/cerne.oficial/

bottom of page