top of page

Como realizar o desfralde em pacientes neurológicos?


Essa pode ser uma etapa desafiadora, mas tem solução

O desfralde nada mais é que o momento em que, teoricamente, a criança está preparada para deixar de usar fraldas. É nessa fase que ela aprende a controlar adequadamente os músculos (esfíncteres) que a impedem de eliminar a urina e as fezes de forma involuntária. O que muita gente não sabe é que tal ato está diretamente ligado ao sistema nervoso central e, por esse motivo, o desfralde de pacientes com alguma condição neurológica pode requerer um pouco mais de paciência.


“Crianças a partir dos dois anos tendem a começar a entender melhor o seu corpo e, por consequência, controlá-lo. Ou seja, o desfralde acontece sem grandes dificuldades e de forma rápida. Porém, nos casos atípicos, onde a criança tem alguma alteração no desenvolvimento neuropsicomotor, o sistema nervoso central acaba precisando de mais tempo para entender e realizar essa tarefa, o que pode ser um desafio para os pais”, esclarece a Terapeuta Ocupacional do Centro de Excelência em Recuperação Neurológica (CERNE), Thaysse Hayane Ferreira Testa.


Segundo a especialista, apesar de ser um momento desafiador, existem algumas dicas que podem facilitar o desfralde:


1) Tenha paciência! Não tente desfraldar a criança antes do tempo, pois ela precisa estar preparada e são raros os casos em que isso acontece antes dos dois anos. Talvez para algumas crianças esse processo seja mais difícil que para outras.

2) Nada de penico! Algumas crianças, por inflexibilidade cognitiva, custam a aceitar a transição. Quando estiver realizando essa transição, utilize o vaso sanitário com o assento redutor de tamanho e apoio para os pés, assim a criança consegue ir se familiarizando com aquela situação.


3) Tente realizar essa transição no verão, as chances de dar certo serão maiores. No inverno, costumamos eliminar menos água por outras vias e, por consequência, acabamos urinando mais vezes. Contudo, se no inverno a criança já tiver os pré-requisitos e a família estiver apta, é nesse momento que devemos começar.

4) Comece retirando a fralda usada de dia, assim, quando a criança estiver com o comportamento bem estabelecido, você pode retirar a falda usada a noite.

5) Mesmo com os meninos, faça o desfralde com ele sentado. Isso vai facilitar para a criança e fazer com que ela adquira a habilidade mais fácil, além do que, não é incomum que ela faça xixi e coco ao mesmo tempo.


6) Em casos em que a criança está realmente demorando para entender o desfralde, uma dica é tentar levar a criança ao banheiro com mais frequência e deixá-la sentada no vaso entre 3 a 5 minutos. Tenha em mente que esse deve ser um momento divertido e prazeroso.

7) Penúltima dica e uma das mais importantes: Via de regra, nosso comportamento é estabelecido por mecanismos de reforço e punição, então quando a criança conseguir executar a tarefa, elogie, dê a ela algum presente (um livrinho, um brinquedo, um alimento que ela goste).


8) Por fim, quando você perceber que a criança está pronta para o desfralde, uma ótima ideia é levá-la às compras. Lembra? Precisamos tornar esse momento prazeroso, deixe-a escolher as roupas de sua preferência. De a ela opções de cuecas ou calcinhas divertidas, coloridas ou com seus personagens preferidos. A tendência é que ela fique ainda mais motivada a sair da fralda.


Sobre o Centro de Excelência em Recuperação Neurológica (CERNE)

Fundado no ano de 2016 por Canrobert Krueger e Mariana de Carvalho, a clínica é referência no atendimento a pacientes com danos neurológicos. O CERNE possui equipe especializada em diversas áreas, como: Fisioterapia, Fonoaudiologia, Musicoterapia, Neuromodulação e Terapia Ocupacional. O diferencial da clínica está nos métodos de tratamento avançados, como Theratogs, PediaSuit, Bobath, Integração Sensorial, Contensão Induzida, ABA, DENVER, além da chegada do primeiro tratamento através da Neuromodulação ao sul do país. Para mais informações, acesse o site www.clinicacerne.con.br ou as redes sociais Facebook https://www.facebook.com/cerneoficial e Instagram https://www.instagram.com/cerne.oficial/

Comments


bottom of page