top of page

Desenvolvimento da fala: fases e dicas para você ajudar o seu filho



Você sabia que pode colaborar significativamente com o desenvolvimento da linguagem do seu filho? A participação ativa da família nos primeiros anos de vida é essencial para ajudar a criança a desenvolver suas habilidades de fala. Hoje vamos falar sobre esse tema e dar a você algumas dicas de como ajudar o seu pequeno (a) nesse processo tão importante.

 

Fases do desenvolvimento da fala: o que esperar em cada idade?

 

·       1 ano

no primeiro ano de vida, espera-se que a criança diga suas primeiras palavras. inicialmente, essas palavras são isoladas, como "mamãe" e "papai". além disso, o bebê pode emitir onomatopeias como "au-au" (cachorro), "miau" (gato) e "bibi" (carro). por volta de 1 ano e 6 meses, a criança pode começar a combinar duas palavras, como "da mamá" e "eu quero".

 

·       2 anos

Aos 2 anos, começam a surgir as primeiras frases de duas a três palavras, como "eu quero papá". por volta de 2 anos e 6 meses, as frases de três a quatro palavras se tornam mais comuns.

 

·       3 anos

Aos 3 anos, a criança deve ser capaz de repetir trechos de histórias e formar frases de quatro a cinco palavras. nessa fase, é possível iniciar conversações mais estruturadas e cantar músicas infantis.

 

·       4 anos

Com 4 anos, a criança deve elaborar frases de cinco a seis palavras e começar a narrar fatos e histórias.

 

·       5 anos

Aos 5 anos, a criança deve utilizar tempos verbais corretamente, pedir informações e construir orações simples e compostas.

 

·       6 anos

Aos 6 anos, a criança deve articular todos os sons da fala, usar frases gramaticalmente corretas e narrar histórias com desenvoltura.

 

Como estimular a fala do seu filho?

 

Você como pai o responsável pode sim ajudar nesse processo, por isso, separamos algumas dicas, confira:

 

1.     Converse regularmente: fale com seu filho usando a pronúncia correta das palavras. evite modificar a fala apenas porque está se dirigindo a uma criança.

 

2.     Brinque com sons e palavras: imite sons de animais, conte histórias e cante músicas infantis.

 

3.     Nomeie objetos e ações: aponte para objetos e ações, nomeando-os para ampliar o vocabulário da criança.

 

4.     Ouça com atenção: dê atenção ao que a criança tem a dizer, incentivando a comunicação.

 

Quando procurar ajuda profissional?

 

Embora existam marcos esperados para o desenvolvimento da fala, cada criança tem seu próprio ritmo de crescimento. No entanto, se houver sinais de atraso na fala ou dificuldades, como problemas de articulação, é essencial procurar o apoio de um profissional.

 

Aqui no CERNE, contamos com os melhores profissionais do mercado para ajudar. entre em contato e agende sua avaliação!

 

Sobre o Centro de Excelência em Recuperação Neurológica (CERNE)

Fundado no ano de 2016 por Canrobert Krueger e Mariana de Carvalho, a clínica é referência no atendimento a pacientes com danos neurológicos. O CERNE possui equipe especializada em diversas áreas, como: Fisioterapia, Fonoaudiologia, Musicoterapia, Neuromodulação e Terapia Ocupacional. O diferencial da clínica está nos métodos de tratamento avançados, como Theratogs, PediaSuit, Bobath, Integração Sensorial, Contensão Induzida, ABA, DENVER, além da chegada do primeiro tratamento através da Neuromodulação ao sul do país. Para mais informações, acesse o site www.clinicacerne.con.br ou as redes sociais Facebook https://www.facebook.com/cerneoficial e Instagram https://www.instagram.com/cerne.oficial/ 

 

 

Comments


Prancheta_3.png
Prancheta_2.png
Prancheta_7.png
Prancheta_1.png
Prancheta_4.png
Prancheta_4.png
Prancheta_5.png
Prancheta_6.png
bottom of page