top of page

Mês do Autismo: entenda mais sobre o assunto

 


Dados de um estudo - “Retratos do Autismo no Brasil 2023” -, realizado no ano passado no Brasil, apontam que existem hoje no Brasil mais de 4 milhões de pessoas portadoras do Transtorno do Espectro Autista (TEA), ou seja, 1 a cada 36 pessoas está dentro do espectro no país. Por isso, no mês do autismo, vamos entender melhor sobre a condição, características e sinais.

 

O que é o autismo?

 

O TEA é uma desordem do desenvolvimento neurológico. Os primeiros sinais podem ser notados em bebês nos primeiros meses de vida. A pessoa com autismo pode apresentar dificuldade de comunicação e nas interações sociais. As causas do transtorno ainda são desconhecidas; pesquisas mostram que não existe um fator exato, mas sim uma interação de componentes genéticos e ambientais.

 

Quais são os primeiros sinais do autismo?

 

Em geral, uma criança com TEA pode apresentar os seguintes sintomas:

·       Dificuldade para interagir socialmente, como manter o contato visual, identificar expressões faciais e compreender gestos comunicativos, expressar as próprias emoções e fazer amigos.

·       Dificuldade na comunicação, caracterizada por uso repetitivo da linguagem e dificuldade para iniciar e manter um diálogo.

·       Alterações comportamentais, como manias, apego excessivo a rotinas, ações repetitivas, interesse intenso em coisas específicas e dificuldade de imaginação.

 

Quais são os melhores tratamentos para o TEA?

 

O TEA pode ser tratado de várias maneiras; alguns dos tratamentos mais indicados são: Método ABA, Método Denver, Grupo de Habilidades Sociais e a Neuromodulação.

 

Embora ainda não tenha cura, o TEA pode ser tratado com o apoio de uma equipe multidisciplinar (diferentes profissionais); assim, a criança pode desenvolver formas de conviver em sociedade e ter uma melhor qualidade de vida.

 

Aqui no CERNE somos especialistas no tratamento do TEA. Contamos com uma equipe especializada e equipamentos de última geração para o melhor atendimento. Entre em contato e agende sua avaliação!

 

Sobre o Centro de Excelência em Recuperação Neurológica (CERNE)

Fundado no ano de 2016 por Canrobert Krueger e Mariana de Carvalho, a clínica é referência no atendimento a pacientes com danos neurológicos. O CERNE possui equipe especializada em diversas áreas, como: Fisioterapia, Fonoaudiologia, Musicoterapia, Neuromodulação e Terapia Ocupacional. O diferencial da clínica está nos métodos de tratamento avançados, como Theratogs, PediaSuit, Bobath, Integração Sensorial, Contensão Induzida, ABA, DENVER, além da chegada do primeiro tratamento através da Neuromodulação ao sul do país. Para mais informações, acesse o site www.clinicacerne.con.br ou as redes sociais Facebook https://www.facebook.com/cerneoficial e Instagram https://www.instagram.com/cerne.oficial/ 

 

 

 

Comments


bottom of page