top of page

Nirvana: Realidade virtual é usada para tratamento de pacientes com disfunções neurológicas

A terapia com realidade virtual tem sido cada vez mais utilizada na reabilitação de pacientes com disfunções neurológicas. Essa tecnologia cria ambientes virtuais nos quais o paciente pode perceber, sentir e interagir de maneira semelhante a um ambiente físico, explorando as funções sensoriais, como visão, audição e tato. Esse recurso é capaz de simular situações do mundo real e tarefas cognitivas e motoras em um ambiente seguro.

 

O que é a Reabilitação Virtual?

 

Reabilitação Virtual (RV) é uma ferramenta terapêutica utilizada no campo da neurorreabilitação. É definida como a simulação, em tempo real, de um cenário ou de uma atividade, que possibilita ao paciente uma interação lúdica por meio de um sistema computadorizado. Isso fornece um retorno (feedback) visual e auditivo, facilitando a adesão dos pacientes ao tratamento (exemplos: Nintendo Wii e Nirvana).

 

O NIRVANA é um sistema completamente não invasivo que funciona em um ambiente realista. Ele usa estimulação neuro-sensorial e adapta o nível de dificuldade de cada exercício às habilidades recém-adquiridas do paciente, em tempo real.

 

Como a realidade virtual auxilia no tratamento dos pacientes?

 

A realidade virtual é um recurso terapêutico que pode auxiliar e acelerar a reabilitação, promovendo estimulação neurossensorial de uma forma prazerosa aos pacientes. Um exemplo de dispositivo de treinamento baseado em realidade virtual é o NIRVANA, da empresa Kinetec.

 

Essa terapia pode melhorar a qualidade dos movimentos, o equilíbrio, a coordenação motora, a marcha e funções cognitivas de pacientes com disfunções neurológicas como doença de Parkinson, AVC, Paralisia Cerebral, Mielomemingocele, Transtorno do Espectro Autista etc.

 

Quais os benefícios da realidade virtual?

 

A RV oferece uma série de benefícios, como:

 

– Representações visuais, auditivas e cinestésicas (percepção dos movimentos corporais ou musculares) que motivam o participante e tornam a atividade mais empolgante;

– Graduação da complexidade dos exercícios para melhor adaptação de vários perfis de pacientes;

 

– Estimulação das funções cognitivas básicas, tais como atenção, concentração, memória, planejamento, entre outras atividades que se relacionam àquelas realizadas durante os jogos;

Dessa forma possibilita maior interação do paciente com o ambiente terapêutico de forma leve e atrativa, com o objetivo de torná-lo mais participativo.

 

Nossas clínicas são especializadas nesse tratamento, entre em contato e agende sua avaliação!        

 

Sobre o Centro de Excelência em Recuperação Neurológica (CERNE)

Fundado no ano de 2016 por Canrobert Krueger e Mariana de Carvalho, a clínica é referência no atendimento a pacientes com danos neurológicos. O CERNE possui equipe especializada em diversas áreas, como: Fisioterapia, Fonoaudiologia, Musicoterapia, Neuromodulação e Terapia Ocupacional. O diferencial da clínica está nos métodos de tratamento avançados, como Theratogs, PediaSuit, Bobath, Integração Sensorial, Contensão Induzida, ABA, DENVER, além da chegada do primeiro tratamento através da Neuromodulação ao sul do país. Para mais informações, acesse o site www.clinicacerne.con.br ou as redes sociais Facebook https://www.facebook.com/cerneoficial e Instagram https://www.instagram.com/cerne.oficial/ 

bottom of page