Quais são os principais fatores de risco para o AVC?

Você sabe quais são os principais fatores de risco para o Acidente Vascular Cerebral (AVC)? Neste texto, vamos te explicar um pouco mais sobre esse assunto. Inicialmente, é importante que você saiba que o AVC acontece quando vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem, provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea.

É uma condição muito comum entre homens e é uma das principais causas de morte, incapacitação e internações em todo o mundo. Quanto mais rápido for o diagnóstico e o tratamento, maiores serão as chances de recuperação completa. Por isso, é essencial ficar atento aos sinais e sintomas e procurar atendimento médico imediato.

Existem dois tipos de AVC, que ocorrem por motivos diferentes:

AVC hemorrágico: acontece quando há rompimento de um vaso cerebral, provocando hemorragia. Esta hemorragia pode acontecer dentro do tecido cerebral ou na superfície entre o cérebro e a meninge. É responsável por 15% de todos os casos de AVC, mas pode causar a morte com mais frequência do que o AVC isquêmico.

AVC isquêmico: ocorre quando há obstrução de uma artéria, impedindo a passagem de oxigênio para células cerebrais, que acabam morrendo. Essa obstrução pode acontecer devido a um trombo (trombose) ou a um êmbolo (embolia).

AVC isquêmico é o mais comum e representa 85% de todos os casos, mas existem alguns sinais que o corpo dá que ajudam a reconhecer e evitar que os danos sejam maiores.

Os principais sintomas para qualquer tipo de AVC são:

Fraqueza ou formigamento na face, no braço ou na perna, especialmente em um lado do corpo;

·       Confusão mental;

·       Alteração da fala ou compreensão;

·       Alteração na visão (em um ou ambos os olhos);

·       Alteração do equilíbrio, coordenação, tontura ou alteração no andar;

·       Dor de cabeça súbita, intensa, sem causa aparente.

Caso você ou outra pessoa esteja apresentando algum desses sintomas, é fundamental ligar para 192 - Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) – ou levar o paciente ao hospital mais próximo para uma avaliação clínica e tratamento adequado. Quanto mais rápido for o atendimento, maiores são as chances de sobrevivência e recuperação total.

O diagnóstico do AVC:

O diagnóstico é feito por meio de exames de imagem, que permitem identificar a área do cérebro afetada e o tipo do derrame cerebral. Tomografia computadorizada de crânio é o método de imagem mais utilizado para a avaliação inicial do AVC isquêmico agudo, demonstrando sinais precoces de isquemia.

Fatores de risco:

Existem diversos fatores que aumentam a probabilidade de ocorrência de um AVC, seja ele hemorrágico ou isquêmico. São eles:

·       Hipertensão;

·       Diabetes tipo 2;

·       Colesterol alto;

·       Sobrepeso;

·       Obesidade;

·       Tabagismo;

·       Uso excessivo de álcool;

·       Idade avançada;

·       Sedentarismo;

·       Uso de drogas ilícitas;

·       Histórico familiar;

·       Ser do sexo masculino.

Como posso prevenir o AVC:

Alguns fatores de risco, infelizmente, não podem ser modificados, como a idade, a raça, a constituição genética e o sexo. Outros fatores, entretanto, dependem apenas da pessoa e são os principais para prevenir essas doenças.

·       Não fumar;

·       Não consumir álcool;

·       Não fazer uso de drogas ilícitas;

·       Manter alimentação saudável;

·       Manter o peso ideal;

·       Beber bastante água;

·       Praticar atividades físicas regularmente;

·       Manter a pressão sob controle;

·       Manter a glicose sob controle.

·       Tratamento e reabilitação:

O tratamento e a reabilitação em casos de AVC são feitos através de uma equipe multidisciplinar. Aqui no CERNE somos referência no atendimento de casos de AVC e oferecemos uma estrutura completa e moderna para melhor atendê-lo. Entre em contato e agende sua avaliação!

Sobre o Centro de Excelência em Recuperação Neurológica (CERNE)

Fundado no ano de 2016 por Canrobert Krueger e Mariana de Carvalho, a clínica é referência no atendimento a pacientes com danos neurológicos. O CERNE possui equipe especializada em diversas áreas, como: Fisioterapia, Fonoaudiologia, Musicoterapia, Neuromodulação e Terapia Ocupacional. O diferencial da clínica está nos métodos de tratamento avançados, como Theratogs, PediaSuit, Bobath, Integração Sensorial, Contensão Induzida, ABA, DENVER, além da chegada do primeiro tratamento através da Neuromodulação ao sul do país. Para mais informações, acesse o site www.clinicacerne.con.br ou as redes sociais Facebook https://www.facebook.com/cerneoficial e Instagram https://www.instagram.com/cerne.oficial/