top of page

4 benefícios do treinamento locomotor em pacientes neurológicos

Atualizado: 30 de jun. de 2022


O treinamento locomotor é uma conduta terapêutica indicada para crianças e adultos com alterações na marcha, como em casos de Paralisia Cerebral, Mielomeningocele, Transtorno do Espectro Autista, AVC, Esclerose Múltipla, Doença de Parkinson, entre outros. Pacientes com lesões neurológicas podem apresentar alterações nos sistemas que influenciam os movimentos funcionais o que resulta no que chamamos de marcha anormal.


Os benefícios desse treinamento são vários, entre os principais estão: 1) Melhora da velocidade/ritmo de marcha; 2) Melhora a resistência; 3) Melhora no desenvolvimento cognitivo; e 4) Melhora da descarga de peso no membro inferior de apoio, o que resulta também na melhora do comprimento do passo do paciente.


Além disso, o treinamento melhora também a mobilidade e o equilíbrio, melhorando também sua qualidade de vida, mas existem algumas contraindicações. Em geral, o procedimento não é indicado para pacientes com déficits cognitivos graves, crises convulsivas não controladas, cardiopatias descompensadas e em casos de contraturas e deformidades severas.


Esse é um tratamento com evidência científica e ótimos resultados. Mas vale lembrar, aqui, que ele deve ser aplicado por um profissional qualificado, para que os objetivos sejam alcançados e para que o caso não seja agravado.


Sobre o Centro de Excelência em Recuperação Neurológica (CERNE)

Fundado no ano de 2016 por Canrobert Krueger e Mariana de Carvalho, a clínica é referência no atendimento a pacientes com danos neurológicos. O CERNE possui equipe especializada em diversas áreas, como: Fisioterapia, Fonoaudiologia, Musicoterapia, Neuromodulação e Terapia Ocupacional. O diferencial da clínica está nos métodos de tratamento avançados, como Theratogs, PediaSuit, Bobath, Integração Sensorial, Contensão Induzida, ABA, DENVER, além da chegada do primeiro tratamento através da Neuromodulação ao sul do país. Para mais informações, acesse o site www.clinicacerne.con.br ou as redes sociais Facebook https://www.facebook.com/cerneoficial e Instagram https://www.instagram.com/cerne.oficial/


bottom of page